E-commerce de serviço X plataforma de serviços: qual é a diferença?

O E-commerce cresceu bastante nos últimos anos no Brasil. Segundo levantamento feito pela BigDataCorp e pelo PayPal, em 2021 o país tinha cerca de 1,59 milhão de sites, número que representa cerca de 6% de todo o varejo brasileiro. Já as plataformas de serviços ganharam força nos últimos anos, sendo um espaço no qual prestadores de diferentes serviços encontram clientes para fazer negócios.

Mas, apesar do sucesso das duas modalidades, existem diferenças importantes em cada modelo de negócio. O primeiro e mais importante deles é sobre a responsabilidade de cada empresa pelo serviço prestado. No caso do e-commerce de serviços, quem responde a algum problema para o cliente é a empresa que leva o nome do site.

E o que isso quer dizer? Que a empresa na qual o cliente contrata o serviço é responsável por toda a prestação, desde a nota fiscal até a entrega. Assim, a marca seleciona os colaboradores com base em critérios de experiência e habilidade, garante a segurança do prestador e do cliente, mantém a qualidade da operação e responde caso haja algum tipo de inconveniente durante o atendimento.

Sendo assim, no e-commerce, a empresa é responsabilizada por serviços malfeitos, golpes ou outros problemas que possam surgir, ao contrário da plataforma, na qual a pessoa se cadastra e oferece serviços de forma individualizada.

É muito comum que as pessoas se enganem ao contratar um serviço pelo e-commerce ou plataforma de serviços. O e-commerce é uma empresa só, que contrata o prestador e responde pelo serviço entregue por ele. Qualquer problema é resolvido pela empresa de forma direta, por meio dos inúmeros meios de contato”, explica Geraldo Rigoni, CEO da Achei Montador, e-commerce pioneiro em montagem de móveis e serviços.

Por isso, é importante que o cliente se atente a qual modalidade de serviço está contratando. Os e-commerces de serviço, como nós da Achei Montador, pioneiro em e-commerce de montagem de móveis no Brasil, treinam cada um de seus colaboradores, oferecendo cursos e outros tipos de qualificação. Além disso, são feitas seleções considerando o nível de experiência de cada profissional, e, no nosso caso, para que os prestadores e os clientes se sintam seguros no momento do atendimento, todo o processo precisa ser registrado em aplicativos exclusivos da marca, sinalizando o momento da chegada e registrando o serviço final.

Para ter total suporte da empresa, na hora da contratação de serviços, os e-commerces respondem de forma centralizada a cada inconveniente e assumem total responsabilidade por todo o serviço prestado, incluindo garantias, ao contrário das plataformas”, completa Rigoni.

Fundada em julho de 2009 e com sede na Av. Paulista em São Paulo, nós da Achei Montador somos pioneiros no e-commerce de montagem de móveis e serviços no país, tendo a Amazon, considerada uma das cinco grandes empresas de tecnologia mundial, como principal parceira, além de gigantes do varejo nacional. Nos destacamos nosso pelo pioneirismo e inovação, além de uma comunicação mais próxima com os contratantes e sua capacidade de se adaptar às necessidades do mercado. Desde 2021, agregamos outros serviços à plataforma, como manutenção de ferragens e puxadores, instalação de eletrodomésticos, casa inteligente e de suportes.